quarta-feira, 7 de março de 2018

Água da Careta

Você conseguiu beber a água dessa fonte, a original? 
Hummmm... temos um problema hem? Ou não tem compromisso para voltar à Franca, ou.... falta um cadinho para ser francano de "boca cheia". Rsss.
Toda vez que vou me reportar para algo histórico, lembro-me de um menino fazendo xixi (estátua) que atrai milhões de pessoas em Bruxelas, na Bélgica. 
Qual a diferença? Eu não vou responder, fica no imaginário, só sei que é um menino que, sozinho e seguramente, faz frente para o turismo inteiro de nosso país, por estrangeiros.

Monumento histórico tem a sua representatividade - por fazer uma marca na linha do tempo do local, o ou ao que se reporta, alguns até por curiosidade, ou se cria a história em torno dele, e olha que nem vou falar nada (hoje) do Relógio do Sol.
A mini estátua belga, que vi com o camisa do Brasil (época de copa), hoje é apenas uma reprodução, já foi roubada e recuperada inúmeras vezes. Regra geral esse tipo de monumento está fechado a sete chaves, com redomas, etc. Aliás é o que sugerimos para a volta do nosso fatídico relógio, esse sim um momento de história sem precedentes.


A Água da Careta

Mas e a Água da Careta? Também envolta em inúmeras polêmicas, se foi. Mas vale afirmar que o registro aqui é de história e não de polêmicas.
Ah.... antes que esqueça, eu bebi dessa água, inúmeras vezes, aliás nasci a uns 100 metros dela, na Voluntários da Franca.



Curiosidades:
Estava escrito na placa de bronze uma quadra de José Ferreira de Linhares, ele ganhou um concurso realizado em 1956, maior razão deste post (veja na foto do MIS acima): 

"Esta é a água da careta, 
tão bela como nunca vi, 
quem beber desta fonte, 
nunca mais sairá daqui"

Isso promoveu uma lenda nesse sentido, em Franca, de quem fosse à cidade das três colinas tinha que beber da água de uma mina no local, que nem saia da "careta", saia de uma serpente um pouco acima, que era a verdadeira "torneira". Seria a Água da Serpente? rsss.
A placa de bronze, segundo uma das publicações que posto abaixo, informa que ela foi doada pelo ilustre dr. Agnelo Morato, pessoa que, certamente, será razão de uma postagem exclusiva neste blog. Grande personalidade. 



O concurso poético

Muitos poetas e escritores da época participaram desse concurso para ter sua quadrinha colocada na placa de bronze: Leonel Nalini, Agnelo Morato, Octávio Cilurso, o icônico Moisés Maia, grande amigo de meu pai, que nunca soube quem seria, José Ortivo Carloni (Gambeva), e até a aniversariante do mês Lucia Helena Garcetti, tem também um Jonas, que, quero crer, seria o dr. Jonas.

És de Franca, assim,  justo orgulho,
que vê, feliz, em seu borbulho,
raios de sol, brilho de Planeta;
beijando a tua "Água da Careta". (Leonel Nalini)



Sou a fonte da "Carêta",
Onde canta o bem-tevi,
Se beberes uma vêz,
Nunca mais sairá daqui. (Moisés Maia)


Curiosamente não tenho a publicação do vencedor José Linhares, sei que meu pai falou o resto da vida desse concurso, parece que não ficou muito feliz com o resultado não. Próprio de quem compete, mas acho que realmente venceu a melhor das que pude resgatar.

Pura corrente de águas cristalinas,
Fio de prata, vives a brilhar!
Tu prendes para sempre às Três Colinas
Todo viajante que a ti provar.  (Lúcia Helena Garcetti)



"Fonte da Careta"
Há feitiço em ti...
Ao beber desta água
Ninguém sai daqui...  (Toriba-Acã, que, na verdade, era Agnelo Morato)


Observo que podem haver outras poesias, essa são as que foram devidamente recortadas e colocadas nos álbuns pelo meu pai.




Lendas

Outra lenda diz que água não era muito potável, tinha gosto, então quem bebia fazia careta, por isso o nome. Nada comprovado, só para registro o ex-prefeito Sidnei Rocha mandou fazer um exame da água, em um de seus mandato e constatou que ela realmente não era potável.
O monumento, segundo consta, foi construído e inaugurado pelo então prefeito Onofre Gosuen, em 1957, e tudo bate, concurso para a quadrinha em 1956, ano seguinte ele seria inaugurado.
As tentativas ao longo dos anos não venceu aos vândalos que insistiram em roubar todas as fontes que se tentou colocar ali, ou em outro lugar.

Resumo: cada um conta a sua história.


Mais informações sobre a continuidade da história da Água da Careta:
http://gcn.net.br/…/ESPECIAL-CARETA,-A-F0NTE-QUE-SEC0U-1134…


Não há referência aos autores das fotos da fonte francana, a do menino estátua belga eu fiz.

3 comentários:

  1. Nalini - o vencedor - José Ferreira Linhares era meu avô materno. Nasceu em Portugal , foi combatente da Primeira Guerra Mundial (por Portugal).Quando terminou a guerra em 1918 , a situação em Portugal estava terrível e em 1920 ele veio para o Brasil , sem a família , e foi morar em uma fazenda perto de Itirapuã, do Sr. Nicésio Mesquita . De Itirapuã veio para Franca . Aqui ele foi sepultado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante, pena que o sistema não pegou nem o seu nome, nem uma forma de contato, pena.

      Excluir
  2. A família de meu avô (minha avó - 2 filhos e uma filha de 2 anos- minha mãe) aqui chegaram em 1921 , minha mãe tinha 2 anos. Este final de ano - 28/12/2019 ela completou 100 anos , completamente lúcida e saudável. Comemoramos com uma linda festa , familiares dos Linhares e dos Pucci.

    ResponderExcluir