sábado, 15 de fevereiro de 2020

A música inglesa - (DV-87)

Se você, assim como eu, era um garoto que amava os Beatles e os Rolling Stones, está na crônica certa. Essa música é de 1968 gravada pelos Incríveis e Engenheiros do Hawaii. De qualquer forma os ingleses Elton John e Mick Jagger comandaram duas das maiores bandas já existentes na terra. 
The Beatles preencheu minha juventude, eu e o mundo todo os conhecemos depois de sua turnê pelos EUA, em 1964, quando se apresentaram na marquise do teatro Ed Sullivan. Por volta de 1966 assisti A Hard Day's Night: Os Reis do iê iê iê no cine Odeon, credo, todo mundo sentadinho, quieto, vontade de cantar junto, dançar, tinha 16 anos.
E por falar em marquise, não deixe de assistir Yesterday, de Danny Boyle (Quero ser um milionário), com Himesh Patel, que acorda em um mundo que ninguém conhecia nem os Beatles, nem a Coca-cola, imperdível.
Dois outros ingleses são protagonistas de filmes recentemente Freddie Mercury, com o seu Bohemian Rhapsody, e Elton John com o Rocketman, não assisti, mas vou. Se você ainda não viu o Bohemian prepare a caixa de emoção, se já sabe do que estou falando, espetáculo. Elton John tem uma música que sempre emociona Candle in the Wind, falo da adaptação feita para a princesa Diana, é de partir o coração. Mas dele gosto mais de Your Song. 
No rock inglês temos o Pink Floyd, The Who, Radiohead, Sex Pistols, Led Zeppelin e  o Queen, já mencionado. Mas não esqueçamos de David Bowie.
Muita gente vai ficar de fora, mas temos Adele, Ed Sheeran, Lilly Allen e a controversa Amy Winehouse, com sua salada ritmos, forte no R&B, no soul e no jazz, destaque para Back to Black e Rehab. 
Na playlist tem que ter Sting, Mark Knopfler, Phil Collins e Eric Clapton, principalmente este último com singles recordistas como a triste Tears In Heaven, que fez para o filho que perdeu em uma tragédia. 

Em tempo - Naquela época você não amava Beatles “e" Rolling Stones, tinha que escolher, só que não há registro de briga entre eles, coisa de empresários. Como disse Tom Wolfe (1965): Os Beatles querem segurar sua mão, mas os Stones querem botar fogo na sua cidade”.

Referência: 87.a coluna publicada no Verdade, jornal de Franca - SP - em 08/02/2020 - (DV-87)


Nenhum comentário:

Postar um comentário