DR. VICENTE DE PAULA LIMA Deputado por 3 legislaturas, Presidente da Assembleia Legislativa, Secretário de Estado da Educação, Ministro do Tribunal de Contas |
Dr. Vicente de Paula Lima certamente foi o político mais bem sucedido, na história de Franca. Dificilmente será superado. Com toda simplicidade, mas sobretudo muita inteligência, ele projetou Franca e por isso será sempre lembrado.
Foi nos tempos que as autoridades diziam "sobe-se a Franca". Uma referência à liderança desta cidade, certamente com base na atuação brilhante de políticos. Com dr. Vicente a Franca alcançou grande projeção. Foram muitos anos dedicados à vida pública. Homem honrado, nasceu em julho de 1.910, filho de Luís de Lima e de d. Emília Pinheiro Lima, fez o primário em Franca, ginasial e colegial em Jaboticabal , no Colégio São Luís, dirigido pelo professor Anhaia Melo. Em 1.932 foi diplomado em Direito, pela Faculdade do largo São Francisco, montou banca de Advogados em Franca e em seguida foi nomeado Inspetor Federal pelo Presidente Getúlio Vargas, para a tradicional escola IEETC, de Franca. Nessa ocasião conheceu Alba Pucci, filha de Ricardo Pucci, com quem se casou e conviveu durante 57 anos. Ali também começou sua brilhante carreira de homem público.
Incentivado por Amigos, concorreu e foi eleito Deputado Estadual em 1.946. Foram três mandatos e eleição para Presidente da Assembleia Legislativa do Estado e São Paulo, em 1.954, ano do quarto centenário. Nessa ocasião, uma grande solenidade aconteceu em Franca, no salão Azul do Hotel Francano. Conforme mostra a foto, autoridades de São Paulo vieram a esta cidade para homenagear o Deputado francano eleito para o honroso cargo.
Em seguida dr. Vicente de Paula Lima foi nomeado Secretário de Estado da Educação, pelo então Governador Jânio Quadros. Posteriormente foi Ministro do Tribunal de Contas, por dois mandatos, após designado pelo Governador Roberto de Abreu Sodré, foi presidente da CESP e vice Presidente da Sabesp, tendo colaboração decisiva para que essa estatal firmasse convênio com o Município de Franca.
Faleceu em novembro de 1.995, deixando para a cidade e a região uma ampla folha de serviços públicos e tendo o reconhecimento de toda a população. Seu filho, Heitor de Lima, foi eleito vereador na legislatura de 1.968. Vicente de Paula Lima é reconhecidamente um dos mais brilhantes políticos da cidade em todos os tempos. E Franca lhe deve uma homenagem. Não há na cidade que completa 200 anos, uma rua sequer, uma avenida ou praça, que tenha seu nome. Nem mesmo uma Escola para lembrar, ele que foi inclusive Secretário de Estado da Educação, aprovou muitas delas para Franca. Mas sempre é tempo...
Crônica Publicada em 22 de janeiro de 2022 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário