terça-feira, 28 de novembro de 2023

Franca-SP, nas portas do bicentenário

  Você já se atentou para o que vai ocorrer no fim do ano que vem? Franca fará 200 anos! 

1956 - Público entre a fonte e a Praça Barão, comemorações centenário de Franca.


Gosto da nossa e história e digo que já fomos mais festeiros, basta prestar atenção na quantidade de pessoas na foto de comemoração do 1.o Centenário, em 1956, nesta página, eu estava presente! 

Hoje, para reunir um público desses nas duas praças centrais, só mesmo com um bom show sertanejo, e olha lá; certamente, na comemoração do bicentenário, não será possível.

Realmente, a foto é significativa. O imóvel em destaque, na esquina, era chamado de ‘Sobrado Verde’, o qual viria a ser demolido para dar lugar à construção do primeiro arranha-céu da cidade, o Edifício Franca do Imperador, entregue em 1958, dois anos depois.

Mas como Franca comemorou 100 anos em 1956 e comemorará 200 em 2024? Não seria mais apropriado que a celebração dos 200 anos ocorresse em 2056?

Este assunto é recorrente; já o abordei aqui no Verdade. No entanto, com a proximidade do bicentenário, torna-se ainda mais relevante para aqueles que apreciam a história de Franca

Observamos que não há uma regra constitucional que defina a partir de quando deve ser comemorado o aniversário de uma cidade. Os municípios tornaram-se autônomos no sistema federativo em 1988, permitindo que cada um celebre da maneira que preferir


O prefeito Onofre Gosuen não cometeu nenhum erro ao celebrar o 1º centenário em 1956; ele simplesmente seguiu a prática da época de comemorar o aniversário de Franca a partir de sua elevação à categoria de município em 24 de abril de 1856.

Só que não! Alguém chamou a atenção do prefeito Sidnei Rocha, explicando que, desde 28 de novembro de 1824, a Vila Franca do Imperador já havia oficialmente nascido. Este é, de fato, o grande marco: a emancipação político-administrativa.

Assim, Franca passa a comemorar seu aniversário a partir dessa data, retrocedendo sua idade em 32 anos. Por isso, celebra hoje seus 199 anos, e completará 200 no próximo ano.

Nessa linha de autonomia municipal, Piracicaba tem 256 anos. Seu povoado foi fundado em 1º de agosto de 1767, tornou-se Freguesia em 1768 e, em 1821, foi elevado à condição de Vila, recebendo o nome de Vila Nova da Constituição.

Se seguíssemos esse mesmo formato, a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Franca e do Rio Pardo foi fundada em 29 de agosto de 1805, sendo 'simplificada para Franca em homenagem ao Governador da Capitania, Antônio José da Franca e Horta' (fonte: site da PMF). Como já mencionado, somente em 1824 foi elevada à condição de Vila, recebendo o nome de Vila Franca do Imperador. Em 1856, alcançou o status de cidade.

Nada absurdo se, como Piracicaba, comemorássemos o aniversário de Franca a partir da criação da Freguesia, ou seja, a partir de 1805. Nesse caso, Franca teria completado 218 anos em 28 de agosto, e teríamos deixado de celebrar o bicentenário em 2005!

Deixemos a linha do tempo de lado; o que importa mesmo é que Franca é uma cidade pujante, com um povo hospitaleiro e um clima privilegiado. Além de ser reconhecida pela tecnologia de comunicação, sendo a primeira a instalar o 5G, Franca mantém-se como um parque forte na fabricação de calçados e outros produtos. Abriga também duas das maiores empresas do país: a Cocapec, no setor de café, e o Magazine Luíza, no varejo. No âmbito esportivo, destaca-se como o principal centro de basquete masculino do país, e sua culinária é de primeiríssima qualidade. Parabéns, Franca, parabéns francanos!


Matéria publicada no jornal Verdade, dia 28/11/2023 - baixe o jornal todo abaixo:






Nenhum comentário:

Postar um comentário