sábado, 22 de setembro de 2018

Pequenos boatos, grandes mentiras (DV-06)

Você sabe como os vírus mais comuns se propagam pela Internet, sendo enviados por e-mails? Ele invade a máquina do seu melhor amigo, se apodera da lista de contatos - onde logicamente você está - e simula mensagens, como fossem suas, a partir do serviço de mensagens dele, do seu amigo.

Ufa, parece confuso, mas é assim que funciona. Daí você recebe uma bronca de uma outra grande amiga, avisada pelo antivírus, perguntando: - Como você foi fazer isso comigo, me mandar mensagens com vírus? Eu?!? Faz uma varredura na sua máquina e, surpresa, ela não está infectada, é a de seu amigo.

A sorte que esses vírus são até românticos - não os vejo há décadas, principalmente nos sistemas da Apple, perto dos que roubam senhas, simulam serem páginas de bancos, produzem boletos falsos, sem contar as quadrilhas que detém informações de cartões de créditos e compram, com um clone do seu, produtos pela rede.

Por outro lado, fico vendo o grande esforço que está sendo feito para nos informar como somos manipulados pelas fake news, as mentiras falsas que coalham aos milhões, entopem nossas mídias, principalmente em momentos de extrema catarse, caso de queda de presidente, greve dos caminhoneiros, e tantas outras que não sei se um dia vamos nos acostumar.

Ao mesmo tempo sempre me pergunto, quem quer ser protegido dessas mentiras?

Uma pérola dessas foi mandada por uma parente, que prezava muito, rsss, dizia a gravação: - Eu sou o Eduardo, moro aqui (?) na Amazônia, fiquei sabendo, e meus amigos já confirmaram, o presidente da república e o povo lá de Brasília fez (sic) uma liminar para atacar os caminhoneiros. Ok, presidente concedendo liminar, tá bom…

Certa feita, e isso não faz muito tempo, um amigo, advogado, recém aposentado do serviço público, me mandou uma mensagem pelo Facebook com muito alarde, me chamando a atenção, se eu sabia que o presidente da República, em acordo com os seus deputados da base, tinha acabado de baixar um decreto (hem???) aumentando o imposto de renda.

Nesse nível de gravidade e considerando um fato tão importante, liguei para ele: - Amigo, tudo bem? Me diz uma coisa rapaz, como o governo fez isso por decreto, se só pode ser feito por lei? Vasculhei todos os canais, não há nenhuma informação, nem de Medida Provisória, nada, onde você viu isso? Ele responde laconicamente: - Ah Nalini te passei, nem li!



Reitero a pergunta, quem nos protege desses crédulos? Das fake news nós damos um jeito!

Referência: 6.a coluna publicada no Diário Verdade, jornal de Franca - SP - em 15/6/2018 - (DV-06)


Nenhum comentário:

Postar um comentário