sábado, 27 de outubro de 2018

Quando estivemos na Rússia (DV-09)

Duas coisas nos motivaram a visitar a visitar a Rússia, em maio de 2015, a grande mítica que a envolveu durante tantos anos de guerras, inclusive a fria, e, principalmente São Petersburgo, envolta em muitas histórias, umas maravilhosas, outras muito tristes. Aliás toda a Rússia e o seu entorno, que formou a URSS, é assim, poucas guerras não transitaram por lá.
        Tivemos a sorte de ter um guia que falava diversas línguas, inclusive o nosso português em duas versões, o do Brasil e o de sotaque português, de Portugal, muito culto. Quando saímos de San Peter, depois de um dia organizando a viagem para Moscou - tudo de ônibus, ideal para se conhecer um país, ele foi à frente e disse:
  • Esqueçam tudo que vocês ouviram falar da Rússia, ou foi de inimigos do país ou de quem nunca veio aqui - depois deu um show de bola contando suas próprias histórias e fazendo observações importantes durante os três dias que durou a viagem.
         Uma coisa que me chamou muito a atenção foi o fato de que a União Soviética levou mais de 40 anos para se formar e acabou em um fim de ano, isso fez muitos estragos, já que o sistema econômico era dividido entre os diversos países que a compunham. Com o fim, um dos países que industrializava roupas para o complexo todo, perdeu a clientela da noite para o dia. Vi pelas entrevistas da Copa que isso nunca mais se corrigiu.
        Uma outra coisa que judiou muito no período da união, foi o remanejamento das famílias pelos blocos, ocupando locais que de forma milenar pertenciam a outros, isso dá litígios até hoje, muitos.
        Todas as lindas igrejas que vimos pela tevê, são ortodoxas, herméticas como o próprio nome já indica, as mulheres nem frequentam alguns locais dos templos. Também não tem santos esculpidos, como estamos acostumados, eles são apresentados em forma de pinturas, desenho em madeira, serigrafias, etc. As imagens até podem ter uma forma de 3D, mas estátuas nunca.
        Eles chamam essa arte bizantina de ícone, que é uma variação da origem grega do nome imagem, acham que a estátua pode deslizar para a idolatria, enfim, uma curiosidade e tanto. Até sugeri para o Empório Mogiana (em Franca-SP) importasse essa arte, pode surpreender.
        Moscou é metropolitana, as cidades menores da Rússia têm suas peculiaridades, sempre com uma monumental igreja ortodoxa, e muitas, muitas fábricas de matrioskas. Aliás, uma excursão que presa visita uma delas, tivemos a chance de conhecer uma delas e ter aula de pintura das bonequinhas, que, aliás, fiquei de fora, nada tenho de pintor, ainda mais nessas coisinhas pequenas.
        Queria mesmo ter conhecido San Petersburgo no fim ano, curtir lá a temperatura de menos 35 graus que normalmente faz, e o metro e meio de neve que deixa branca aquela beleza arquitetônica toda. É o Natal Branco. Fomos em uma meia estação, a primavera.
        A história da cidade deve ter centenas de livros, até tenho vergonha de fazer um resumo, mas vamos lá, os habitantes acham que lá ainda é a verdadeira capital da Rússia, como foi por muito tempo, rivalizam com Moscou, é, sem dúvida toda moldada com uma arquitetura ocidental, corre-se o risco de você dizer: - nossa já vi isso em Paris, assim por diante.
        Bom, as informações hoje estão muito fáceis, ficamos então com o brilho dos olhos e o registro da memória, daqueles locais que, mesmo morando lá, você jamais conhecerá tudo.

Referência: 9.a coluna publicada no Verdade, jornal diário de Franca - SP - em 13/7/2018 - (DV-09) - Título original "Voltando da Rússia".

Ilustrações

São Petersburgo, suas igrejas ortodoxas, seus canais

Igreja do Nosso Senhor do Sangue Derramado, São Petersburgo

Igreja de São Paulo e São Pedro, em São Petersburgo

Museu Hermitage, São Petersburgo

Arte bizantina, imagens de santos em ícones