quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Os lados das guerras (DV-21)

Com tanta gente “falando sério”, tenho tangenciado legal para as amenidades, algo como saber a cor dos sapatos de Dorothy, de O Mágico de Oz (1939), por exemplo. Um par desses mimosos calçados, avaliado em quase 1 milhão de dólares, foi roubado em 2005, mas ainda existem quatro unidades deles. A protagonista Dorothy foi vivida por Judy Garland, mãe de Liza Minelli. 
Minha intenção era escrever sobre a “esquerda" e a “direita” no Brasil e no mundo, mas as vertentes são tantas, que desisti. A coisa é tão confusa, que fui diferenciar democratas e republicanos nos EUA, colocando os primeiros como mocinhos, e um amigo soltou essa: - Você sabia que o partido democrata americano incitou a secessão, se associou aos sulistas, ao racismo e ao reacionarismo? Hem? Sabemos que isso mudou, até pela consagração de Barack Obama como presidente, mas Lincon era do mesmo partido de Trump. É ou não é de desistir de analisar “lados"?
Então vamos ao jogo do você sabia que…
A corrida espacial começou com a experiência da bomba/foguete alemã V-2, o seu pai, o major Wernher von Braun, capturado e levado para os EUA, ajudou a fundar a NASA e viveu para ver o homem chegar à lua. Depois de assistir milhares de mortes por infecção na 1.a guerra, o inglês Alexander Fleming se atirou às pesquisas para descobrir a penicilina.
Durante a 2.a guerra, pela enorme dificuldade de transportar sangue, Charles Drew descobriu uma forma de separá-lo entre plasma (a parte líquida) e células vermelhas, isso acabou por salvar milhares de vidas, já que permitiu o seu transporte por longa distâncias. A radiodifusão se expandiu com um encalhe de rádios na 1.a guerra, a Westinghouse montou uma antena em um bairro e vendeu os aparelhos para os moradores da região, a ação fez tanto sucesso que motivou a venda em larga escala.
Os radares tiveram seu desenvolvimento nas guerras, a invenção tem muitos pais, mas o escocês Robert Watson-Watt é um dos mais reconhecidos, suas estações evitaram muitas mortes nos bombardeios alemães ao Reino Unido. Em um momento dessas pesquisa, por causa de um chocolate que se esquentou com essas ondas, sem machucar o seu portador, Albert Wallace Hull descobriu também o micro-ondas. Os fertilizantes sintéticos são inspirados nos explosivos de nitrogênio (TNT) que, no fim da 1.a guerra, não tinham mais serventia.
Ligar os fuscas, esses carrinhos queridos, ao Hitler é uma covardia, mas fazer o quê? Ele pediu um veículo pra durar, tinha a obrigação de carregar até 5 pessoas, entre adultos e crianças, ter preço acessível, motor refrigerado a ar, uma velocidade média de 100 km, foi nomeado Volkswagen (carro do povo) e teve  22 milhões de exemplares fabricados no Brasil.
Opa, quase ia esquecendo, a cor dos sapatos de Dorothy eram rubi.

Referência: 21.a coluna publicada no Verdade, jornal diário de Franca - SP - em 19/10/2018 - (DV-21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário