quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Qual é o tamanho de Franca? (DV-14)

        Depois que passei um longo período fora de Franca, ao retornar, sempre achava curiosa a forma que alguns amigos reclamavam dela, da Terra das 3 Colinas. Normalmente é por comparação, é compreensível.
         São Paulo é melhor que Nova Iorque? Minha opinião? Em muitas coisas, culinária, vida noturna eclética, por demais eclética. Cada uma tem suas vantagens e… seus defeitos, esse não é o sentido da coluna.
reprodução 


        Essa síndrome do ser grande, querer ser maior, principalmente comparando com a cidade vizinha, é coisa nossa. Mais ou menos como o fast americano e slow europeu. Dizem que herdamos mais dos americanos do que deveríamos herdar dos europeus, dos quais descendemos muito mais do que da América.
O americano por mais que corra, e tenha posses, mais corre e mais quer, regra geral o europeu, principalmente na Escandinávia, tem a vida simples como cultura, mora em uma casa, que deve ter sauna, e tem um carro, o outro veículo é uma bicicleta, veículo para todos os gostos, cabe a família, bebê, cachorro, até cobertura para chuva, e só. Região do mundo com maior qualidade de vida, em qualquer estatística.
        Com isso, sem correrias e com simplicidade, é mais fácil humanizar as coisas, é como com seu veículo, sempre terá alguém que terá um com mais potência que o seu, ou os que, com menos potência, terá mais habilidade para dirigir - e correr - mais que você, relaxa, os minutos que perder serão piores que os minutos que perde com estresse. 
        E o que tamanho de Franca tem a ver com tudo isso?
         Pois é, aí que está o segredo: Franca é uma cidade com povo bom, simples e humano?
        Se conseguir responder que sim, pode até pensar um pouco, mas um grande passo já foi dado. 
        Nem por isso Franca é uma cidade ‘pequena’, pesquisa não oficial a coloca com uma projeção de 347.327 habitantes (*), sabe o que isso quer dizer?
             Ela seria a 17.a cidade da Alemanha, maior que Bonn e estaria nas estatísticas daquele país por ser uma das 20 maiores. 

Seria a 5.a cidade da França, maior que Lille e Dijon, certamente estaria no centro das decisões administrativas dos bleus

Seria a 9.a cidade da Itália, maior que Verona e Veneza, paro por aqui, mas é uma diversão legal para você fazer, qual é o tamanho de Franca?
         Bom, agora vem a turma do - mas falta um shopping grande, talvez seja esse um dos argumentos que mais me derrubam, a falta de mais representatividade em marcas famosas, mas caímos na mesma armadilha, que também vale para os espetáculos culturais, Nova Iorque tem mais que São Paulo, que tem mais que Campinas, que tem mais que Ribeirão Preto, e assim vai.
        Sem contar que, sem grandes marcar em um grande shopping fortalece o comércio da cidade, de propriedade dos francanos.
         Voltamos à estaca zero, ser muito grande ou viver bem? 
        Parece que isso está resolvido a milênios na Europa, com suas centenas de milhares de condados, ou vilas, como se quiser denominar. O que será pensam disso os moradores das pequenas cidadezinhas dos Alpes Franceses?
         Eu sei que a Terra do Imperador, que se não foi dele, ele perdeu muito, tem uma culinária invejável, músicos de ponta em todos os ritmos, desviando de falar de duplas sertanejas muito famosas, ainda que mereçam elogios, e uma exuberante natureza cercada de lagos e fazendas centenárias.
        Sem contar estar no topo de todas as estatísticas de qualidade de vida do país. Seja no saneamento básico, telecomunicações, emprego e renda per capta. 
        Vale ressaltar que as cidades realmente grandes tem poluição, ocupação ilegal de imóveis e aumento de criminalidade.
        Então, como se sente morando em uma das maiores cidades do mundo?  

(*) População estimada IBGE em 2021 - 358.539 habitantes 

Referência: 14.a coluna publicada no Verdade, jornal diário de Franca - SP - em 23/8/2018 - (DV-14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário