sábado, 4 de maio de 2019

A natureza, a amizade e os Beatles (DV-48)

        O refrão de uma das canções mais marcantes dos Beatles, With a little help from my friends, diz que, com amigos se vai mais longe.
        A migração das aves, voando em V elas formam um vácuo que produz uma economia de 40% de energia no batimento das asas, ou seja vão mais longe. Elas se orientam pelo sol de dia e pelas estrelas à noite e fazem um rodízio, a que lidera e as demais que voam à frente e recebem mais impacto do vento, quando se cansam, voltam para o fim da fila para descansar. O fato de que, quando uma fica doente e aterriza, outras descem para ajudar no voo futuro, me parece ser lenda, mas é bonita de se imaginar.
    A natureza está repleta de cooperações entre plantas e animais, um instinto que não cansamos de vislumbrar e elogiar. É só notar o que fazem as abelhas pela nossa sobrevivência. Einstein alardeou “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana”. 
        O Livro dos Espíritos observa "pela obra se reconhece o autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor”, e também que ainda não compreendemos a natureza de Deus por termos o espírito obscurecido pela matéria e porque nos falta um sentido. Ops… temos um sentido latente para se juntar aos outros, certamente está no voucher de nossa evolução, tanto no sentido material, como no espiritual.
        A solidariedade e a amizade são muito enaltecidas por todos que divulgam mensagens de auto-ajuda nas redes sociais, até as colocam como um dos fatores principais para se evitar a depressão, ou seja, todo tempo que investimos no relacionamento sadio, deixamos de fazer reflexões muitas vezes sobre nada.
        Mas está claro que temos muito a desenvolver, não só pela proteção da natureza, mas também pelo necessário investimento na caridade e pela tríade liberdade, igualdade e fraternidade.
        A coluna de hoje é dedicada aos amigos Carlim e Vera, que nos deram um relógio que reproduz na hora certa o canto de um pássaro. O par que é símbolo do “com amigos vamos mais longe”, agora é lembrado de hora em hora. Tanto eles, como nós, gostamos muito dos Beatles.

Referência: 48.a coluna publicada no Verdade, jornal de Franca - SP - em 4/5/2019 - (DV-48)

Nenhum comentário:

Postar um comentário