Quando chegamos à uma certa idade temos a impressão que se aceleram as luzes que vão se apagando em um lugar e acendendo em outro, estamos sempre louvando as pessoas que nos deixam. Recentemente já fizemos isso pelo dr. Lancha e agora o fazemos pelo dr. Ary Pedro Balieiro.
Dr. Lancha, além da sua grande humanidade, era muito atencioso, estivemos com ele em seus passeios em Ribeirão e numa icônica festa francana, além do efusivo abraço sempre queria saber de tudo um pouco, ótimo amigo.
Havia muito tempo que não me encontrava com o dr. Ary, mesmo quando exerceu a função de prefeito eu já tinha tomado posse como auditor-fiscal longe de Franca, está no rol dos cidadãos francanos que serão inesquecíveis.
Ontem, ao postar uma lembrança dele no meu Facebook escrevi - que bom quando um cidadão é lembrado por suas qualidades, mas também por suas obras, muitas foram destacadas.
Saboreando os álbuns de recortes de meu pai, Leonel Nalini, com anotações de 1930 até 1980, vemos que dr. Ary está em todos os registros da histórica construção do primeiro edifício da cidade, o Franca do Imperador, na praça Barão. Está certo que custou a demolição de um não menos histórico ‘Sobrado Verde’, e olha que teve até solenidade na AEC para esse anúncio, transmitido pela PRB-5, Rádio Clube Hertz, tudo era.
A cronologia da construção da obra assinada por Balieiro foi a seguinte, após diversos trâmites há o anúncio da aquisição e futura demolição do sobrado em 3 de setembro 1955, a obra demorou pouco mais de 2 anos, foi lançada em coquetel no próprio local em 21 de agosto de 1957 e entregue em 1958.
Como é de praxe fomos buscar nas religiões a referência às obras realizadas, invariavelmente falam no julgamento de Deus pelas atitudes do homens, segundo suas obras. Isso revela que que temos temos duas metas para nossa evolução, o progresso moral, que nos leva ao progresso espiritual, e o progresso material, que é conseguido pela iniciativas e atividades de todos.
E é aqui que o dr. Ary Pedro Balieiro e o dr. Lancha se encaixam, além de elogiados por serem ótimas pessoas, ajudaram a impulsionar o progresso de nossa cidade.
Referência: 67.a coluna publicada no Verdade, jornal de Franca - SP - em 14/9/2019 - (DV-67)
Nenhum comentário:
Postar um comentário