quinta-feira, 26 de março de 2020

Os pássaros no céu e o lírios no campo

    Toda vez que bate uma angústia sobre o futuro eu me lembro da passagem bíblica narrada por Mateus, onde Jesus nos orienta a olhar os pássaros no céu e  considerar como crescem os lírios do campo. Então vamos a elas.
Autor da foto não revelado, site de Mônica Mohr


    Jesus faz esse discurso durante o Sermão da Montanha e nos chama a atenção pelo materialismo, seja pela alimentação mal feita, ou quando deixamos que nossas vaidades se sobreponham às nossas necessidades: - "Não é mais a alma do que a comida, e o corpo mais do que o vestido?”
    Em um momento desse capítulo podemos interpretar, erroneamente, que não há o que preocupar, o “céu" sempre nos proverá, sabemos que não é bem assim, lembremos das parábolas, a semente para vir se tornar um bom fruto depende de sua qualidade e de um solo perfeito. Então temos que fazer a nossa parte.
    Mas a passagem tem algo sobre a fé que nos motiva sempre que estamos numa encruzilhada como esta, onde sofremos uma parada brusca e somos obrigados a nos voltar às reflexões: Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem fazem provimentos nos celeiros; e, contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Porventura não sois muito mais do que elas?
    Primeiro temos que acreditar em um dito popular “não cai uma só folha de uma árvore que não seja pela vontade de Deus", depois que não seremos abandonados nunca, cada um acabará por arrumar uma solução, mas dependerá de uma forte ação conjunta para que isso aconteça, com a menor dor possível. 
    E, por outro, a forte fé que Jesus, o grande orientador da Terra, colaborará para que isso aconteça, “nosso Pai sabe que tendes necessidades de todas elas".
    A mensagem se conclui de forma contundente: "E assim não andeis inquietos pelo dia de amanhã. Porque o dia de amanhã a si mesmo trará seu cuidado; ao dia basta a sua própria aflição”.
    Veja que importante, temos que planejar e ter fé no amanhã, vendo que os pássaros no céu sempre terão com o que alimentar, da mesma forma o Sol voltará e lindas plantas tornarão a se abrir. O que não podemos deixar é que as aflições do amanhã contaminem as nossas decisões de hoje.
Enfim, saber que temos o que merecemos, que nunca estaremos sozinhos e, com fé, o dia de amanhã, com os seus cuidados, sempre conterá novas esperanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário