segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Afinal, quantos anos Franca irá fazer?

Centenário de Franca em 1956 - Ela faria no dia 28/11/2020 164 anos e não 196.


        Quando devemos comemorar um aniversário de uma cidade, a partir da fundação de um povoado, quando se torna freguesia, ou quando é elevada à vila ou à cidade? Isso vai ajudar a nos esclarecer porque em 1956 foi feita uma grande festa na cidade comemorando o seu centenário.


        Nada demais, é que, se aquela contagem fosse mantida até hoje, a cidade estaria comemorando 164 anos e só completaria os atuais 196 anos em 2052!


Uma referência interessante que vamos fazer, por mais estranho que seja, é ao aniversário de Piracicaba, poderíamos também estender a pesquisa para outras cidades, mas isso fica para outra oportunidade. 


Creio que isso nos ajudará saber se a mudança feita durante o governo do prefeito Sidnei Rocha, aparentemente sem muito alarde, tem razão de ser, ou não. A comemoração recuou 32 anos, ou seja, partiu de 1824 e não 1856, como era até então. E vamos explicar.


Pela lei provincial nº 21, de 24 de abril de 1856, Franca é elevada à categoria de município e cidade, mas, desde 1824, já havia oficialmente nascido a Vila Franca do Imperador, e esse é, realmente, o grande marco. É a emancipação político-administrativo. 


Logo após Franca se transformar em comarca em 1824 já elegeu os primeiros vereadores, o primeiro Presidente foi o alferes José Justino Faleiros, e, em seguida, em 1839, já tinha o 1º Presidente da Comarca, Dr. Joaquim Firmino Pereira Jorge. Ora, se até já tinha vereadores, não importa o nome que lhe era atribuído, já era uma ‘cidade’. 


Concluímos o óbvio, Franca realmente estava comemorando o aniversário em data errada, os organizadores da enorme festa do centenário da cidade, em 1956, principalmente o dinâmico prefeito à época Onofre Gosuen não têm culpa nenhuma, pelo contrário, cumpriram o protocolo com muita competência. As festividades merecem uma publicação à parte.


Mas tem mais um detalhe nessa história, se compararmos com Piracicaba, reiteramos a pergunta, o aniversário de uma cidade deve ser comemorado na sua fundação ou na sua emancipação?


Franca foi fundada, isso está no site da Prefeitura (história), em 3 de dezembro de 1805, por Hipólito Antônio Pinheiro, então, em tese, faria 215 anos logo mais, e não os 196 de agora. Polêmico? Vejamos Piracicaba.


Se Franca se notabilizou por ser um lugar agradabilíssimo para se acampar indo e vindo de São Paulo para Minas e Goiás, Piracicaba tinha algo fundamental para o deslocamento, a navegação. Sendo mais próxima do litoral e de São Paulo, a capital, é óbvio que viria a ser povoada antes de um local de passagem terrestre e bem mais distante, caso de nossa cidade.


Mas a tese aqui é na linha do tempo, vejamos: 


A povoação de Piracicaba foi fundada em 1 de agosto de 1767, por meio de ordens do governador da capitania de São Paulo, em 1768 tornou-se Freguesia, e, só em 1821, foi elevada à Vila, com o nome de Vila Nova da Constituição, e, em 1877, ganha o status de cidade.


Piracicaba comemora, então, seu aniversário todo 1.o de agosto, já comemorou este ano 253 anos, ou seja, a partir do momento da fundação, não seria nenhum absurdo se Franca estivesse celebrando os seus 215 anos agora, e não os 196, menos ainda os 164 na contagem anterior.


Vamos fazer a mesma linha do tempo de Piracicaba:


A povoação de Franca foi fundada em 3 de dezembro de 1805, já havia se tornado Freguesia desde 29 de agosto daquele ano, e, só em 1824 foi elevada à Vila, com o nome de Vila Franca do Imperador, e, em 1856, ganha o status de cidade.


É uma diferença de concepção real, não é ficcional. 


Bicentenário


O próximo alcaide, seja prefeito ou prefeita, terá uma missão muito importante no último ano de seu mandato (2024), comemorar os 200 anos da cidade, é o bonito nome de bicentenário. Precisa ser uma data muito aguardada, além de bem comemorada.


Podia começar por disponibilizar o rico acervo do Museu Histórico José Chiachiri, em forma digital, bem como outros estudos de outros pesquisadores não incorporados ali.


É uma boa data também para ser dar um salto de 19 anos no tempo, como fazem os filmes de ficção, comemora-se os reais 200 anos em 2024 e, imediatamente, em 2025, começa uma nova contagem a partir da sua real fundação, como faz Piracicaba, 220 (2025)… 221 (2026)….    

Nenhum comentário:

Postar um comentário