Paulo Roberto Verzola - A expressão do rádio em Franca
O rádio sempre foi companheiro, insuperável nas décadas de 50 a 70, depois com a concorrência da televisão, ainda que em menor ritmo, manteve o nível e a audiência dos ouvintes. Sempre graças aos profissionais dedicados .
Um dos exemplos dos melhores tempos do rádio foi a PRB-5, a terceira emissora do país, declarada perempta e fechada em setembro de 1.973, por decreto federal. O locutor e gerente Roberto Vilella leu o comunicado oficial que recebeu de Brasília. Esta rádio revelou muitos nomes de conceito. E mais recentemente a audiência sempre esteve ligada a nomes, como exemplo, em Franca, o radialista Paulo Roberto Verzola.
![]() |
| Paulo Roberto Verzola, expoente do rádio francano |
Ele começou na antiga Piratininga como chefe de escritório. Logo foi lançado pelo então gerente Luiz Carlos Facury, com o programa Meia Hora com o Verzola. Apenas 30 minutos inicialmente. Mas logo foi promovido. Ganhou uma hora de es- paço, sempre ao meio dia. Uma hora com o Verzola, era o título do programa. Sucesso de audiência.
E Verzola revelava sua grande votação no rádio. As campanhas assistenciais, ainda mais quando assumiu o comando da creche Ângelo Verzola. Nome de seu pai, dado pelo então prefeito Mauricio Sandoval Ribeiro à nova instituição. Foi um incentivo. Inicialmente eram atendidas 80 crianças.
Mas com uma campanha lançada no Rotary Clube por Antônio Augusto Nunes de Souza, a creche foi ampliada e ganhou uma nova cozinha. Foi o bastante para Paulo R. Verzola ampliar o atendimento para 120 crianças dos bairros vizinhos à creche.
No rádio, principalmente na Imperador, Verzola nunca desanimou. Certo dia anunciou que precisava da colaboração de 320 amigos, cada um doando R$ 10,00 para aquisição de uma perna mecânica que seria destinada a uma criança vítima de acidente. Foram pouco mais de 40 minutos.
E a campanha estava fechada. Arrecadados R$ 3.200,00. Este colunista disse na época que somente Verzola seria capaz de tamanho feito.
Mais algum tempo, ainda recentemente, perdemos o companheiro. Uma queda o levou ao falecimento, para lamento de inúmeros amigos. Ele deixou o exemplo da solidariedade e amizade com toda a Franca.
Esta cidade sempre revelou no rádio grandes nomes, desde Vicente Leporace, Xisto Guzzi e Pedro Luiz, até Lucia Helena, melhor voz feminina da Nacional, do Rio de Janeiro. Izilda Rodrigues Alves, seu nome verdadeiro, era de Franca e fez sucesso no Rio e Brasil todo. Mais recentemente vários nomes de destaque, mas Paulo Verzola se destacou pelas campanhas sociais. Exemplo marcante, que certamente por muitos anos será lembrado.
| Crônica Publicada no jornal Verdade, em 5 de fevereiro de 2022 |

Nenhum comentário:
Postar um comentário