sábado, 26 de março de 2022

Paulo Roberto Verzola e o rádio francano

Paulo Roberto Verzola - A expressão do rádio em Franca       

 O rádio sempre foi companheiro, insuperável nas décadas de 50 a 70, depois com a concorrência da televisão, ainda que em menor ritmo, manteve o nível e a audiência dos ouvintes. Sempre graças aos profissionais dedicados . 

        Um dos exemplos dos melhores tempos do rádio foi a PRB-5, a terceira emissora do país, declarada perempta e fechada em setembro de 1.973, por decreto federal. O locutor e gerente Roberto Vilella leu o comunicado oficial que recebeu de Brasília. Esta rádio revelou muitos nomes de conceito. E mais recentemente a audiência sempre esteve ligada a nomes, como exemplo, em Franca, o radialista Paulo Roberto Verzola. 

Paulo Roberto Verzola, expoente do rádio francano 


        Ele começou na antiga Piratininga como chefe de escritório. Logo foi lançado pelo então gerente Luiz Carlos Facury, com o programa Meia Hora com o Verzola. Apenas 30 minutos inicialmente. Mas logo foi promovido. Ganhou uma hora de es- paço, sempre ao meio dia. Uma hora com o Verzola, era o título do programa. Sucesso de audiência. 

        E Verzola revelava sua grande votação no rádio. As campanhas assistenciais, ainda mais quando assumiu o comando da creche Ângelo Verzola. Nome de seu pai, dado pelo então prefeito Mauricio Sandoval Ribeiro à nova instituição. Foi um incentivo. Inicialmente eram atendidas 80 crianças. 

        Mas com uma campanha lançada no Rotary Clube por Antônio Augusto Nunes de Souza, a creche foi ampliada e ganhou uma nova cozinha. Foi o bastante para Paulo R. Verzola ampliar o atendimento para 120 crianças dos bairros vizinhos à creche. 

        No rádio, principalmente na Imperador, Verzola nunca desanimou. Certo dia anunciou que precisava da colaboração de 320 amigos, cada um doando R$ 10,00 para aquisição de uma perna mecânica que seria destinada a uma criança vítima de acidente. Foram pouco mais de 40 minutos. 

        E a campanha estava fechada. Arrecadados R$ 3.200,00. Este colunista disse na época que somente Verzola seria capaz de tamanho feito. 

        Mais algum tempo, ainda recentemente, perdemos o companheiro. Uma queda o levou ao falecimento, para lamento de inúmeros amigos. Ele deixou o exemplo da solidariedade e amizade com toda a Franca. 

        Esta cidade sempre revelou no rádio grandes nomes, desde Vicente Leporace, Xisto Guzzi e Pedro Luiz, até Lucia Helena, melhor voz feminina da Nacional, do Rio de Janeiro. Izilda Rodrigues Alves, seu nome verdadeiro, era de Franca e fez sucesso no Rio e Brasil todo. Mais recentemente vários nomes de destaque, mas Paulo Verzola se destacou pelas campanhas sociais. Exemplo marcante, que certamente por muitos anos será lembrado. 


Crônica Publicada no jornal Verdade, em 5 de fevereiro de 2022 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário