Dr. Ismael Alonso Y Alonso foi médico, humanitário, querido do povo, eleito Prefeito da cidade, até hoje é lembrado.
Poucas figuras públicas marcaram tanto a existência como o dr. Ismael Alonso Y Alonso, em Franca. Médico, humanitário, querido do povo, eleito Prefeito da cidade, até hoje é lembrado.
O jornal Verdade foi buscar dados biográficos que aqui ficam registrados para conhecimento das atuais gerações. Filho de espanhóis, chegados ao Brasil em 1.896, dr. Alonso nasceu em1.908. Na então bucólica Peirópolis, Minas Gerais, dr. Alonso seria então vizinho de Eurípedes Barsanulfo, de Sacramento, e depois de Chico Xavier, que foi de Pedro Leopoldo para Uberaba.
Mas escolheu a Franca, de José Marques Garcia, assim como fez dr. Thomas Novelino, para trabalhar, constituir família, viver e ajudar a quem com ele convivesse.
O pequeno Ismael veio de origem humilde, trabalhou desde pequeno. A família mudou-se para Ribeirão Preto, onde diplomou-se no ginasial, em 1.925. Três anos depois serviu o Exército, em seguida cursou Farmácia, em Pindamonhangaba.
Já em 1.934 formou-se Médico pela Universidade Fluminense, com especializações nas áreas de dermatologia, urologia, doença de sífilis, trabalhando como residente e assistente em clínicas do Rio de Janeiro.
Em 1.939 casou-se com Esmeralda Domingues Alonso, com quem teve os filhos Mísia e Sérgio. A convite do francano dr. Ricardo Pinho, chegou a Franca, onde tornou-se um dos homens públicos mais afamados e queridos.
A cidade de Franca teve o privilégio de contar com o médico dr. Alonso durante 25 anos, até 23 de março de 1.964, quando faleceu. Trabalhou com dedicação na direção da Santa Casa de Misericórdia, presidência do Centro Médico, Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência - SAMDU, IAPI e IAPC.
Na política teve reconhecimento do povo que o elegeu Prefeito de Franca para mandato de 1.951 a 1.954 e depois Vereador de 1.955 a 1.958. Sua atuação foi considerada relevante. Abriu vias públicas, asfaltou ruas e avenidas, criou o antigo Horto Florestal, hoje Jardim Zoobotânico de Franca, lei municipal 269, de 1.952, dedicou-se de corpo e alma á área de saúde.
Foi filiado ao PTB. Era uma figura carismática, educado e de fino trato.
Dr. Ismael Alonso Y Alonso, segundo relato do dr. Alexandre Alonso, que colaborou com esmero para esta pesquisa e relato, sempre destacava que a mão do Alto o guiava na tarefa de clínica médica, ao diagnosticar, inspirando assistência fraterna e gratuita à maioria dos enfermos.
Como fiel colaborador do instituto IMA que leva o nome do dr. Alonso, o dr. Alexandre ressalta que como em vida, seu trabalho continua voltado à cura de almas de milhares de pessoas que buscam atendimento.
Crônica Publicada no jornal Verdade, em 11 de julho de 2021 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário