segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

O Pilar de Nossa Senhora (DV-29)

Homenageou-se a Imaculada Conceição no última dia 8, a criação da Catedral, que leva seu nome, se confunde com a fundação da Vila Franca do Imperador. O dia dessa festa, feriado em Franca, é anterior ao descobrimento do Brasil, 1476, criada pelo Papa Sisto IV, antecedendo um dogma que viria ser decretado séculos depois por iniciativa do Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1854.
O reforço do dogma veio em 1858, com as aparições de Nossa Senhora registradas em Lourdes pela jovem Bernadete Soubirous, onde Maria se apresentou como Imaculada Conceição. Considerando a idade da jovem e o lugar ermo em que moravam, seria impossível que ela tivesse a informação da Bula que declarou a Virgem Maria livre do pecado original.
Considerando alguns mitos não comprovados, as aparições de Lourdes foram declaradas "verdadeiras" pela Igreja Católica, mitos que também ocorrem com localização de objetos e restos mortais dos apóstolos da época de Cristo.
Nessas pesquisas chegamos à espanhola Zaragoza - pronuncia-se Saragoça, com sua espetacular catedral de Nossa Senhora do Pilar, considerada um dos doze tesouros da Espanha. E é aqui que estacionamos. 
Maria, após a crucificação, abençoou a peregrinação que Tiago Maior, faria à Espanha para cristianiza-la, a Virgem disse a ele que, no lugar onde mais pessoas fossem convertidas, seria o local para a construção de uma igreja, “em nome de meu filho”. Tendo isso ocorrido em Zaragosa, Maria aparece para Tiago em um pilar, cercada de anjos, e não só escolhe a cidade para receber a igreja, como também define o seu  formato.
“De repente, o coro de anjos levou Maria para sua casa em Jerusalém”, ela estava viva quando isso ocorreu! As mesmas fontes dão conta que ela ainda viveu “por mais onze anos”. Sabemos que Tiago é capturado e decapitado pelos romanos, tem seu corpo resgatado pelos cristãos e levado para Compostela, também na Espanha, local hoje de tantas peregrinações, Santiago.
Santo Antônio de Pádua, o casamenteiro, também se desdobra “misteriosamente” e vai de Lisboa para Pádua defender seu pai, acusado por algo que não cometeu, e mais, consegue o depoimento dessa inocência do próprio “morto".
O espiritismo também tem relatos desses desdobramentos, o mais próximo de nós é o de Eurípedes Barsanulfo, na vizinha Sacramento, guia físico e espiritual de Tomás Novelino e a sua Fundação Pestalozzi. O caso mais conhecido ocorre durante uma aula, em que ele adormece e se desdobra para ajudar em um complicado parto numa fazenda próxima. O marido, que foi à cidade buscar Eurípedes fisicamente para ajudar, por suas noções de medicina, é surpreendido pela informação, do próprio Eurípedes que já havia retornado, que o bebê já havia nascido, e bem. Quem conta essa historia em um vídeo é o menino que nasceu nessa oportunidade.
Sim… são milagres!

Referência: 29.a coluna publicada no Diário Verdade, jornal de Franca - SP - em 15/12/2018 - (DV-29)


Nenhum comentário:

Postar um comentário