Cresci ouvindo algumas coisas de bastante ufanismo, o Brasil tem a maior quantidade de água no mundo, maravilha, depois descobriram que não dá para colocar o rio Amazonas na nossa caixa d’água, e que o líquido processado é localizado, caro e escasso. Uma outra expressão defendia que o país é abençoado não tem tsunami, terremotos, etc.
Esses sismos, seguidos de altas ondas, são frequentes no Pacífico, mas a história tem outros registros importantes, quem visita Lisboa certamente ouvirá dos guias o que ocorreu depois de um terremoto em 1755, seguido de incêndios e de um tsunami, mais de dez mil mortos. O fenômeno praticamente divide sua história, de antes e de depois desse abalo, consagrando o Marquês de Pombal - por tê-la reconstruído, como uma das grandes personalidades daquele país.
Nossos vizinhos chilenos perderam quase 6 mil pessoas no sismo de Valdivia, terremoto seguido de tsunami, mas nada se compara ao que aconteceu em 2004 no Oceano Índico, sudeste asiático, após um terremoto tsunamis em cadeia mataram 220 mil pessoas em 14 países.
A questão de morrer muitas ou poucas pessoas subestima a individualidade de uma mãe ao perder um filho, ou de qualquer um perder a chance da presença de um ente querido, todas as religiões procuram explicar isso, mas também defendem que Deus nos dá a vida para ser vivida por mais tempo e da melhor forma possível.
Acho que já mencionei aqui a defesa da vida que Chico Xavier fez à Emmanuel, seu espírito protetor e inspirador, ele conta isso com raro humor e muito exagero no Pinga Fogo, tem fácil no Youtube, um vento de calda que aeronave estava foi acometida, isso foi 1959 deslocando de Uberaba - Araxá - BH. Ele se declara com muito medo, envolvido pela gritaria no avião, também passa a gritar. Emmanuel chama sua atenção, questiona sobre sua fé, Chico diz que nessa hora o medo estava prevalecendo e continua a gritar, o espírito diz então para ele - Então morra com educação! Imperdível.
Então, e o nosso ufanismo de maravilhas motivadas na infância? Ok, não temos ações de malucos e terroristas atirando em escolas, terremotos e tsunamis. Mas e as drogas, violência e o feminicídio? Doenças endêmicas - febre amarela, dengue e suas parentes piores, malária, até a gripe anda matando.
Nosso trânsito é desmedidamente mortal, isso vale mais para quem está nele do que para quem o organiza.
Resta-nos imaginar que Deus, grande construtor desse imenso Universo, que também é nosso criador e Pai, está sempre nos protegendo e amparando. Mas a inspiração dessas linhas veio da enorme tristeza que a tragédia de Brumadinho nos causou e ao mundo todo, não me cabe crucificar ninguém, também não dá para imaginar que alguém faça um refeitório na passagem da lava de um vulcão, ou de rejeito de minério, sabendo que isso vai ocorrer. Mas, como é voz geral, tsunami é causado pela força da natureza.
Referência: 36.a coluna publicada no Diário Verdade, jornal de Franca - SP - em 02/02/2019 - (DV-36)
Nenhum comentário:
Postar um comentário