segunda-feira, 12 de agosto de 2019

A benção Vinícius de Moraes (DV-62)

Para quem nasceu em berço religioso, digo de orientação cristã, é muito difícil entender como não se acredita em Deus, mas conheço pessoas que são ateus ou agnósticos e são ótimos amigos. A diferença entre um e outro é sutil mas vale afirmar que o ateu não acredita que exista deuses, ou o próprio Deus, e o agnóstico está na esfera do - se existe prove, eu tenho minhas dúvidas. Rsss.
Lembrei disso porque Vinícius de Moraes, em seu celebrado Samba da Benção deu uma de agnóstico e veio com essa: Feito essa gente que anda por aí brincando com a vida. Cuidado, companheiro! A vida é pra valer. E não se engane não, tem uma só. Duas mesmo que é bom ninguém vai me dizer que tem, sem provar muito bem provado, com certidão passada em cartório do céu. E assinado embaixo: Deus. E com firma reconhecida! 
Acho que estamos diante de uma licença poética, e creio que o Vinícius tinha graduação suficiente para fazer isso, um doutorado! É, ele se auto denomina de capitão do mato da linha direta de Xangô, daí bateu uma curiosidade, uai, a Umbanda não é reencarnacionista? Toda a condução da religião está ligada ao contato com espíritos, que certamente já viveram na Terra, ou seja, é sim. 
Existe também algumas diferenças entre a Umbanda e o Candomblé, a primeira veio com os escravos da África e foi adaptada no Brasil, o Candomblé não, tem a marca registrada brasileira, nasceu no começo do século 20. 
Mas voltemos ao Samba da Benção, um hino, apesar de estar longe do atual empoderamento feminino, traçando o perfil da mulher como submissa no amor, fala que a mulher tem que ter algo mais que a beleza, mas tem que se respeitar a época, época que também a Amélia que era mulher de verdade. 
Dizendo que o bom samba é uma forma de oração ele evoca muito a esperança e a tristeza, e decreta “fazer samba não é contar piada, um bom samba é uma forma de oração”. Fácil de entender um samba tem que ter emoção, poesia, disso ele entendia e muito.
Enfim, ponha um pouco de amor numa cadência e vai ver que ninguém vence a beleza que tem um samba não!

Saravá Vininha.

Referência: 62.a coluna publicada no Verdade, jornal de Franca - SP - em 10/8/2019 - (DV-62)

Nenhum comentário:

Postar um comentário