terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Jesus alegria dos homens (DV-80)

Jesus Alegria dos Homens é uma música que nos encanta, foi composta por Johann Sebastian Bach em 1716. Faz parte de uma cantata - instrumental e coro, sendo o décimo e último movimento, quando o coral faz o gran finale. Ela foi adaptada e apresentada  em Leipzig em 2 de julho de 1723, na Festa de Visitação da Virgem Maria (para Isabel).Só aí já temos um fato significativo, a festa comemorava a Anunciação, momento em que Maria é avisada pelo arcanjo Gabriel que daria a luz a uma criança especialmente enviada por Deus. Corre para Hebron para visitar e contar a novidade para sua prima Isabel, que também estava grávida, de João Batista. As duas ao se abraçarem faz com  que João Batista estremeça, sentindo Jesus, provocando que Isabel diga - Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de seu ventre!A composição de Bach exalta nessa décima parte - Jesus continua sendo minha alegria, o conforto e a seiva do meu coração,  refreia a minha tristeza. Ele é a força da minha vida, é o deleite e o sol dos meus olhos, o tesouro e a grande felicidade da minha alma. Por isso eu não deixarei ir Jesus do meu coração e da minha presença.Mas a música não se limita à Anunciação, faz um alerta à raça humana, tão presa às más influências e ao materialismo, informando que só o Cristo a libertará. No 4.o movimento os versos dizem que a mão do altíssimo sempre estará “em favor dos mansos e dos humildes”, e que os poderosos serão retirados de seus tronos “pelo Altíssimo”. Nem tudo eram rosas para os compositores dessa época, sobreviviam contratados por famílias imperiais e, invariavelmente, por líderes religiosos, que sempre tentavam influenciar nas obras. Isso está bem expresso no filme Amadeus (1984) com os dramas vividos por Mozart, cult movie de Milos Forman imperdível, um dos mais premiados da história.Apesar de luterano ortodoxo, Bach gostava de dar umas fugidas e apresentar músicas mais populares, o que ele chamava de “legítimo divertimento do espírito”, sua obra acaba recheada também desse tipo de música.De nossa parte te desejamos um Feliz Natal! Ouça a música, com letra traduzida, e veja nosso cartão: https://bit.ly/2EAxIHf.

Referência: 80.a coluna publicada no Verdade, jornal de Franca - SP - em 21/12/2019 - (DV-80)

Um comentário:

  1. Maravilhoso ....não tinha noção dessa linda história, parabéns pelo belíssimo texto 🙏🏼

    ResponderExcluir