quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Agostinho Galgani e a Imperador, 50 anos!

RÁDIO E TV IMPERADOR Há 50 anos o empresário Agostinho Galgani Silva montou a Rádio Imperador e depois a tv com o mesmo nome

 

        Era o início de uma transformação nos meios de comunicação de Franca. Agostinho Galgani (foto) contratou os melhores repórteres e locutores da época. Sucesso total, da emissora que semana passada comemorou meio século de atividades.
        Mas interessante mesmo foi a história da TV Franca sempre teve algumas pessoas muito inteligentes e empreendedoras.  Era o caso de Demétrio Soares, Adalgiso, Matheus e Paulinho, técnicos em Eletrônica. 
        Como se fora uma aposta, cada um dizia que conseguiria montar um transmissor e câmera de tv. Dito e feito. Logo o equipamento estava pronto para testes. Este jornalista e o locutor Paulo Jorge fomos convidados para a primeira transmissão de tv. 
        Era 7 de setembro. Foi transmitido o desfile das Escolas, com tomadas a partir do primeiro andar do edifício Franca do Imperador, mostrando desde a antiga Matriz, hoje Catedral, de um lado e a AEC do outro. Sucesso, foi a primeira transmissão. 
        Mas não era possível parar por aí se tudo dera tão certo. Convidados dr. Willian Salomão e o radialista Valdes Rodrigues, foram programadas entrevistas diariamente, a partir das 20 hs. Um mês depois a surpresa, uma equipe do Exército e Polícia Federal, uniformes verde oliva, chegava a Franca. 
        Este jornalista foi chamado a prestar depoimento sobre "a tv clandestina de Franca". Suspensas as transmissões, com a possibilidade de ir a Brasília, pois 
havia um canal de tv autorizado para Franca. Ao saber disso, Agostinho Galgani imediatamente se dirigiu à capital federal, conseguiu autorização e montou a TV Imperador de Franca.
 
        Passados pouco mais de 2 anos outra surpresa. Galgani recebeu a ilustre visita e Silvio Santos e Paulo Machado de Carvalho, da TV Record, interessados na tv local. Galgani concordou com a proposta. E mudou de atividade, comprou fazendas no Mato Grosso e Tocantins, onde trabalha até hoje, mantendo em Franca somente a rádio Imperador.  
Crônica Publicada em 4 de dezembro de 2021 

Nenhum comentário:

Postar um comentário